terça-feira, 29 de junho de 2010

Uma Aljubarrota Africana



Mais, eram muito mais castelhanos de que nossos.
Foi muito mais que uma batalha,
muito mais do que um futuro,
muito mais que uma independência que se decidiu nesse dia longínquo do século XIV!

A identidade de um conjunto valoroso de guerreiros teve o seu clímax e epílogo nesse campo de batalha tão famoso. Os resistentes portugueses, valorosos e bem orientados por Dom Nuno Álvares Pereira, fizeram aquilo que muitos ainda hoje consideram um verdadeiro milagre!

Lisboa resistiu ao cerco castelhano e o rei castelhano Juan I voltou em 1385, com tropas menos experientes mas muito numerosas, na tentativa de ganhar a coroa portuguesa. Muitos eram os interesses que estavam por detrás da obtenção desta importante causa para o rei castelhano. Os castelhanos, aliados aos francos, desejavam subjugar os portugueses para que a célebre ligação anglo-portuguesa fosse definitivamente eliminada.
A coroa portuguesa conseguiu recrutar de forma eficiente e rápida um número relativamente grande de homens nobres, vassalos do rei, bem como muitos camponeses treinados e devidamente motivados.
Os castelhanos tinham entre si mil a mil e duzentos cavaleiros francos experientes e os nossos eram compostos por alguns auxiliares ingleses para além de todos os valorosos lusitanos recrutados.

A 13 de Agosto de 1385 dom Nuno Álvares Pereira fez uma análise ao futuro terreno de combate com os aliados saxões e gascões! A escolha do local onde se realizaria a batalha foi importantíssima para a vitória final dos nossos combatentes! 800 metros na horizontal ladeados por linhas de água que os protegeram das investidas laterais dos castelhanos. A genialidade desta vitória esteve na cabeça de estratega de Dom Nuno, que soube retirar a maior das vantagens do terreno de combate no planalto de São Jorge!
As armadilhas foram preparadas com a devida antecedência, todos combatiam a pé e utilizaram em larga escala o famoso arco longo e as bestas. A capacidade de tiro do arco longo com 300 arqueiros ingleses a largarem mais de 3000 flechas durante a carga da cavalaria franco castelhana reduziram e alteraram as hipóteses de sucesso dos invasores castelhanos.
A 14 de Agosto fez-se uma tentativa de evitar o confronto, mas o rei castelhano, que se encontrava doente ia para mais de 15 dias, até pensou seguir esse conselho, mas os "mancebos" castelhanos, achando-se superiores em número e valentia, e considerando que Deus estava do seu lado, alteraram as ideias iniciais de Juan I de Castela.
Esta jovem vanguarda castelhana antecipou-se e atacou, sendo atacados pelas alas inglesas ( 3000 a 4000 flechas por minuto ) que, juntamente com as armadilhas instaladas, lançaram a total barafunda nos castelhanos, e a moral dos lusitanos subiu em flecha! PORRADA e mais PORRADA e mais PORRADA e mais PORRADA!
Caiu o estandarte castelhano e o exército acabou em debandada, fugindo num completo pânico, tendo sido depois perseguido pelos nossos nessa tarde de 14 de Agosto de 1385!

Mais de 4000 mortes do lado dos de Castela.
Passados 5 anos da batalha, Juan I desejava ainda a vingança, e queria aplicar um imposto aos seus para poder financiar novos ataques para corrigir o passado em Aljubarrota!
A vergonha e a desonra dos de Castela foi muito grande, o Condestável Nuno Álvares recebeu riquezas inimagináveis para a época e a hegemonia peninsular de Castela deixou de poder contar com a idealizada anexação de Portugal!

POR ISSO HOJE SOMOS QUEM SOMOS!!!!
POR ISSO HOJE OS ESPANHÓIS AINDA IMAGINAM PODER VINGAR-SE DESSE LONGÍNQUO SÉCULO XIV!

POR ISSO SABEMOS QUE, MESMO SENDO EM MENOR NÚMERO E, SUPOSTAMENTE, MAIS PEQUENOS,

ATÉ OS COMEMOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário