terça-feira, 13 de julho de 2010

ADEUS, até 2014!

Para aqueles que até aqui se deslocaram, um imenso obrigado!
Foram dias de amalucada alienação, de apalermada paixão, de esfuziante e apimentada má língua!
O futebol é assim uma espécie de mundo paralelo onde nada parece real e tudo parece real.

Fica mais um para as memórias colectivas de todos nós!
Recordo o Mundial de 1974 como o meu 1º, tinha 7 anos e foi "ontem"! Já lá vão mais 36 anos e mais 9 mundiais em cima! O meu mais novo viveu este mundial de 2010 como se tivesse sido o seu primeiro mundial a sério e ficou muito irritado com a vitória dos espanhóis! Não é justo, diz ele, porque não gosto da Espanha, porque é batoteira e só gostei de Portugal! Para quem não é grande apreciador de futebol, nada mais certeiro!

Para o meu mais velho, o futebol não diz nada e acabou mesmo por adormecer nos jogos de Portugal, principalmente os jogos com a Espanha e com o Brasil! Mais uma vez, e para quem não aprecia mesmo nada o futebol, nada mais certeiro!

Para mim este Mundial foi muito fraquinho. As grande estrelas das principais selecções apagadas, os jogos muito, muito fracos, as selecções sem ritmo e sem a chama do futebol de outros tempos. Tudo é marcado pelo marketing, pela publicidade desenfreada, pela ideia de que é preferível não perder a tentar vencer, pelo mediatismo primário e pela péssima qualidade do trabalho feito pelos nossos repórteres. Aliás chega a ser patético considerar que existe um verdadeiro trabalho jornalístico no que ao futebol diz respeito. As reportagens são sempre decalcadas das tristes reportagens que sempre se fizeram neste País. Não existe uma cultura de respeito pelos adeptos, que neste caso são o povo do país que representam, e falta capacidade a uns e a outros para provar que merecem os "oceanos" e os "mares" de dinheiro que lhes vão enchendo os bolsos e as contas bancárias! Os portugueses merecem muito mais que a triste e patética imagem que os nossos jornalistas, jogadores, dirigentes e staff técnico que nos representa dão quando estão presentes nestas fases finais de campeonatos do Mundo ou da Europa!

No lado reverso desta medalha acompanhei com atenção e muito gosto o profissionalismo, a classe, o brio e a educação dos alemães. As reportagens muito profissionais sempre acompanhadas por comentários educados e primorosos de antigos jogadores como Mehmet Scholl ou Oliver Kahn, os imediatos e sempre prestáveis momentos dedicados à entrevista pós jogos do treinador Joachin Low ou dos jogadores mais influentes como Schweinsteiger, Klose, ou o jovem e entusiasmado Mueller, para além de Podolski ou até do lesionado Ballack, mostram o porquê dos alemães serem sempre favoritos aos títulos quando aparecem nas fases finais dos Mundiais ou dos campeonatos Europeus de futebol! Nunca falham! São raras as vezes em que não acabam no pódio e a sua cultura desportiva é um exemplo que devia ser seguido por todos com toda a atenção! Ficaram em 3º lugar no "seu" Mundial em 2006, isto depois de terem sido vice-campeões do Mundo em 2002, foram vice-campeões da Europa em 2008 e agora foram novamente terceiros neste mundial 2010! Vão sempre para vencer!

Melhor a nível Mundial ( e europeu ) só mesmo a Espanha que saltou para resultados a nível futebolístico verdadeiramente impensáveis! Mas só para quem não conhece a aposta que os espanhóis fizeram em termos de política desportiva e a importância que tem o desporto na sua educação, principalmente desde os seus jogos olímpicos de Barcelona em 1992, é que não adivinhava e se espanta com este resultado dos nossos "vizinhos" ibéricos!

Em 1992 a Espanha conseguiu 22 medalhas nos seus jogos, 13 de ouro! e 7 de prata!!! Foram os sextos mais medalhados do Mundo!!! Atrás da antiga URSS, dos E.U.A. da Alemanha ( já unida ), da China e de Cuba, único país com menos habitantes que a Espanha! Nunca mais a Espanha conseguiu um resultado desses, em Pequim foram 18 medalhas, 5 de ouro e 10 de prata!!!! Nós saímos da China com uma medalha de ouro e uma de prata! E cumprimos os mínimos! Como sempre, aliás!

Agora chegou a verdadeira silly season!
Mas o pior é que parece que nunca dela nos vemos arredados, nem mesmo em plena época de Mundial, nem mesmo quando a coisa "pinta" só de 4 em 4 anos!!!

ADEUS E ..
 ATÉ JÁ!!!!

HOJE FICA AQUI O VÍDEO DO DIA, E DO ANO!!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário